Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

André Massaro presenteia os usuários de nosso site com uma fantástica planilha financeira


 

Acompanhe as palavras de André Massaro.

Tenho uma novidade para os amigos e leitores do blog “Silos Eventos”. Há alguns dias, disponibilizei no meu site uma planilha de planejamento e controle financeiro.

Para aqueles que querem ir direto ao ponto, o link para baixar a planilha está aqui:www.andremassaro.com.br/planilha.

Mas vamos a um pouco de história. Minha planilha não difere muito de várias outras que existem por aí, mas ela tem algumas funcionalidades de que eu gosto muito, como a possibilidade de fazer uma “análise vertical” e uma “análise horizontal” das contas.

As análises vertical e horizontal são técnicas muito utilizadas em análise de balanços. Eu aprendi a fazê-las em 1994, no início formal de minha carreira profissional, quando eu era trainee de uma das “big four” (as grandes empresas de auditoria e consultoria, que, naqueles tempos, eram “big six”). Naquela época, para você ter ideia, as planilhas eletrônicas já estavam se tornando mais populares, mas ainda fazíamos as nossas “na mão”, em grandes folhas quadriculadas de tamanho A3. Nos referíamos àquelas folhas enormes como “papéis de trabalho” e fazíamos pastas gigantescas com elas.

Que tal a "cara" da Planilha?

Que tal a “cara” da Planilha?

A análise vertical permite ver o quanto, em termos percentuais, uma determinada conta financeira representa das receitas ou despesas. Com ela, podemos observar, rapidamente, se estamos gastando “demais” ou “de menos” em determinado item.

Já a análise horizontal permite observar a variação, em termos percentuais, de uma determinada conta de um período para o outro (usualmente, na maioria das planilhas, a periodicidade é definida em meses).

A planilha que estou disponibilizando para você é, essencialmente, a mesma que eu uso profissionalmente, com clientes de consultoria e planejamento financeiro. Naturalmente, esta que estou disponibilizando é mais bonitinha (ela passou por um “tratamento estético”) e vem com um “manual de instruções”, logo na primeira aba.

Minha planilha, provavelmente, está longe de ser a melhor do mundo, mas ela é uma ferramenta funcional, eficaz e simples de usar. Eu sempre insisto que, para fazer nosso planejamento financeiro, precisamos de alguma ferramenta para o registro dos dados. Pode ser QUALQUER ferramenta: uma planilha (como a que estou oferecendo), um aplicativo ou mesmo o velho e bom “caderninho”. Mas, por favor, USE uma ferramenta. Não confie em sua memória para fazer seus registros financeiros, pois a memória é a coisa mais traiçoeira que existe. Quando confiamos na memória, nós perdemos e distorcemos informações, e aí chegamos ao final do mês reclamando que “as contas não fecham” ou que “não sabemos para onde vai o dinheiro”…

Registros financeiros confiáveis são a base do bom planejamento financeiro. Com eles, podemos mensurar, de forma precisa, nossa evolução (ou não) financeira.

E como já dizia o venerável físico irlandês William Thomson (também conhecido como Lord Kelvin), “aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”.

Aqui vai, novamente, o link para obter a planilha:www.andremassaro.com.br/planilha.

Eu a fiz para você! Espero que goste e que lhe seja útil!

 


Saiba mais sobre André Massaro clicando aqui!


Gostaria de contratar André Massaro  para uma palestra? Contate elizabeth@siloseventos.com.br ou fones: (19) 99773.6756 e (19) 3251.5221